Festival de Escultura do Rio | Centro Cultural Correios e Museu Nacional de Belas Artes

Com suas duas primeiras edições realizadas com sucesso no Centro Cultural Justiça Federal (2015 e 2016) e na Praça Paris, apresentando a Mostra Rio de Esculturas Monumentais, com esculturas de grande porte, o Festival de Esculturas do Rio vem se projetando, passando a ter novas propostas e parcerias.

“Em 2017, o Festival está maior e traz novidades, tem suas exposições realizadas simultaneamente no Centro Cultural Correios e Museu Nacional de Belas Artes. A idéia é crescer e criar um link entre os museus e centros culturais do Rio, tendo a escultura como elo, promovendo intercâmbios entre artistas de diferentes gerações, estilos, materiais, estados e países. Nestas exposições os visitantes fazem um passeio entre a diversidade, entre obras de ferro, carvão, madeira, granito, acrílico, resina, cerâmica, entre outros”, diz Paulo Branquinho, curador e organizador do Festival.

Com sua estréia realizada com sucesso no dia 08 , no Centro Cultural Correios, a mostra apresenta aos visitantes esculturas de 38 artistas brasileiros e estrangeiros em diferentes técnicas, materiais e estilos, ocupando todo o segundo andar do prédio. Citando entre os artistas os cariocas Marcelo Lago, Martha Niklaus, Caio Marcolini, Cris Cabus, Flávio Papi e Renata Richard, os mineiros Carlos Muniz e Manfredo de Souzanetto, a chilena Lorena Olivares, o dinamarquês Jesper Neergaard, o paraense Osvaldo Gaia, entre outros. Ainda no Centro Cultural Correios, na Praça dos Correios, Roberto Cardim apresenta sua escultura monumental em ferro de 5,5 metros de altura e 36 m² de base.

Na mesma semana, no sábado dia 11 de novembro a estréia foi no Museu Nacional de Belas Artes, com exposição que apresenta aos visitantes obras de 20 artistas, parte delas do acervo do MNBA selecionadas para a mostra, e parte composta por artistas convidados. Entre os artistas Alexandre Rangel – RJ, Ângelo Augusto Milani – SP, Anish Kapoor – India/Inglaterra, Clarisse Tarran – RJ, Duílio Sartori – RJ, Hilton Berredo-RJ,  Robson Macedo – RJ e o Grupo 5inco Maria – RJ. Nesta proposta, estamos dando ao público a oportunidade de ver ou rever importantes obras do rico acervo do Museu Nacional de Belas Artes que se integram aos novos artistas convidados do Festival de Esculturas do Rio. Destacamos também nesta mostra, a escultura sonora da banda de jazz 5in Co Maria e a intervenção de Alexandre Rangel, que cobre com vendas os olhos de todas as estatuas das Galerias de Moldagem do MNBA.

Centro Cultural Correios

Visitação: 09/11/2017 à 07/01/2018, de terça à domingo, de 12h às 19h.

Avenida Rio Branco, 199 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

 

Museu Nacional de Belas Artes

Visitação: 12/11/2017 à 25/02/2018, de terça à domingo, de 10h às 18.

Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Compartilhar: