Felipe Barbosa | Galeria de Artes Solar

Encerrando as atividades de 2017, a Galeria de Artes Solar promoverá gratuitamente a exposição Arte Entre 4 Linhas, do renomado artista Felipe Barbosa. Serão apresentadas ao expectador novas configurações de um símbolo icônico do esporte brasileiro: a bola de futebol.

Ao colocar-se diante de uma revisão do aspecto tridimensional da bola de futebol, aberta (descosturada) e aglomerada (novamente costurada), o artista revela aspectos como a matemática por trás de hexágonos de couro em arranjos, combinações, e inclusive formulações fractais. Sua produção cria um diálogo entre jogos matemáticos e a arte, subvertendo o sentido dos objetos entre formas e signos geométricos.

Conectando o mundo do esporte ao mundo da arte, Barbosa já chegou a usar o equivalente a 300 bolas em uma única criação. Singular, agora também usa pinturas carimbadas por diversos tipos de boas esportivas – basquete, futebol, vôlei, polo-aquático – para ressaltar um novo cunho cromático.

“Assim como para os sufis e pitagóricos, acredito que os números e suas simetrias representam os estágios da criação, logo, procuro brincar com o abstrato e criar um novo mundo de possibilidades com a minha arte”, define o artista.

A Galeria de Arte Solar, faz parte da ONG Solar Meninos de Luz.

Compartilhar: