Feira de livros de artista Tijuana | EAV Parque Lage

Evento acontece nos dias 6 e 7 de maio e haverá sessões de leituras em torno e dentro da piscina do Palacete

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage recebe pelo segundo ano consecutivo a Feira Tijuana de Arte Impressa. A Tijuana é a primeira feira de livros de artista organizada no Brasil, e chega agora à 15ª edição. Desta vez a feira irá ocupar o hall, as duas galerias da entrada, o salão nobre e o pátio da piscina do Palacete do Parque Lage, com 70 expositores brasileiros e estrangeiros.

Simultaneamente, na Sala 1, haverá a II Feira de Impressos da EAV, com obras dos alunos dos cursos da EAV que desenvolvem impressos e livros de artista. Nas mesmas datas, o grupo de estudos opinião17 organizado pela Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa da EAV se reunirá para leituras à beira e dentro da piscina.

Outro destaque desta edição é a participação do projeto Restauro, de Jorge Menna Barreto, que integrou a 32ª Bienal de São Paulo, e levanta questões acerca dos hábitos alimentares e seu impacto no meio ambiente. Restauro, assim como os demais participantes, terá uma mesa na feira e distribuirá um cardápio especialmente preparado para a ocasião.

Idealizada pela Galeria Vermelho, a Feira Tijuana de Arte Impressa, foi inaugurada em 2009, a partir de uma parceria com o Centre National de L’Édition et de L’ArtImprimé (CNEAI, França). Trata-se de um espaço de apresentação, distribuição e comercialização de publicações, livros de artista, gravuras, pôsteres. Conta com a participação de editoras, coletivos e artistas nacionais e estrangeiros. Ao passar dos anos a Tijuana se especializou na produção editorial da América Latina, e hoje trabalha com uma rede de editoras que abrange Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

A Tijuana Rio receberá editoras de seis estados brasileiros e quatro editoras estrangeiras : Microutopias (Montevideo,) Gato Negro (México DF), Instantes Gráficos (Buenos Aires) e La Silueta (Bogotá).

Compartilhar: