Fábia Schnoor – Topografia do instante | Centro Cultural Justiça Federal

Fábia Schnoor

Na mostra “Topografia do instante”, a artista carioca Fábia Schnoor apresenta sua mais recente produção. Pautas de caderno, tecido e linhas de costura entram como recursos para o desenho expandido. As linhas das pautas de caderno rompem os limites da gride ocupando o espaço do papel com novos desenhos. As linhas tencionam, se soltam do papel, criando pontos de fuga, novas geometrias e espaços imaginários a percorrer com o olhar.

A artista visual pesquisa a memória e as possíveis formas de registro do tempo e do homem. A relação constante entre escolha e acaso, o gesto, as propriedades dos materiais permeiam a construção do seu trabalho.

Fábia ocupa 3 salas do Centro Cultural Justiça Federal, em uma delas apresenta um conjunto de 8 trabalhos dessa nova série que dá nome à exposição. Nas outras duas salas apresenta trabalhos em grandes formatos da séries Lugar e Cartobiografias, ambas de 2015.
Keyna Eleison assina a curadoria e o texto da exposição: “Linhas no tecido, no papel, no traço, na escrita. Uma explosão de linhas declaram que a memória pode dar ao instante algo de novo. A individualidade pode ser a única resposta para que se entenda tudo na totalidade. Inaugura-se um novo mundo, repleto de vivências inéditas. Faz possível lançar-se ao novo sem nada desconhecer.”

Fábia Schnoor pensa essa nova série como mais uma forma de relacionar a palavra e a imagem, mesmo que a palavra não esteja propriamente presente, ela diz: “vejo essa expansão da linha como uma espécie de escrita, como um documento de um acontecimento, um relato geométrico. Para mim está presente também nesse romper dos limites da pauta, essa relação entre o controle e o não controle, entre o domado e o indomado, além dessa paisagem imaginária que se constrói no desenho. Eu planejo muito pouco, existe a ideia, o principio do qual a execução do trabalho parte, mas finalmente ele acontece no momento do fazer como a maior parte do meu trabalho, daí essa relação com o instante, com algo que se cria no tempo corrente”

Fábia Schnoor é representada pelo Escritório de Arte Martha Pagy.

Compartilhar: