Exposição de Andery Neto no Gabinete D Imagem

O artista plástico apresenta sua mais recente produção em esculturas, fotografias e telas com técnica mista a óleo e acrílico.

O Gabinete D Imagem apresenta entre 17 de dezembro e 31 de janeiro de 2015 a exposição “MULTIVERSO/outros universos”, do artista plástico e escultor Andery Neto, com vernissage no dia 16, a partir das 19h.

Com 11 esculturas, fotografias e telas à óleo e acrílico, o conceito da mostra remete a outras visões paralelas possíveis à partir da transformação e customização de objetos do cotidiano contemporâneo em uma nova realidade. O fio condutor da exposição é a inserção destes elementos na cor dourada sobre as obras de arte, criando a representação da luz inicial de um novo discurso sobre um possível universo paralelo.

Montadas sob os livros da coleção em italiano do Código Atlântico, de Leonardo da Vinci, que foram usados como base alegórica, as esculturas agrupam ícones da cultura pop e contemporânea. Andery Neto informa que desenvolveu as esculturas com o objetivo de inventar um novo e impossível universo desconhecido, com um ar lúdico sobre a atual cultura consumista e kitsch.

As fotografias também representam a mesma crítica à sociedade de consumo, nas quais os objetos inseridos em sua composição são propositalmente harmoniosos e decorativos. Impressas em UV/laser sobre placas de acrílico em grandes dimensões, as obras são fragmentadas em um tríptico e dois dípticos. Partem do princípio da transformação e utilização de uma releitura pictórica da imagem de objetos do cotidiano em um novo contexto visual.

Já as telas exibem dois temas diferentes. Duas delas mostram paisagens do campo e do mar que remetem a produção da luz, com postes de energia e um lustre ao lado de animais, inspiradas livremente no movimento impressionista. Elas trazem a tona uma reflexão sobre a explosão do Big Bang e possíveis universos imaginários.

A terceira tela faz uma alusão metafórica a abertura de uma garrafa hermeticamente fechada que, após aberta, libera novos mundos e ideias. De acordo com Andery, esta pintura expressa as lembranças de sua infância em Adamantina, interior do estado de São Paulo, quando montava os tapetes da procissão de Corpus Christi com grandes mosaicos de tampinhas metalizadas.

O Gabinete D fica na Rua Estados Unidos, 273, Jardim Paulistano e a exposição é aberta ao público.

Compartilhar: