Exposição “Casa Dentro Fora Através” na Galeria Via Thorey.

Expressionismo alemão revisitado em exposição do artista Fernando Augusto

Uma revisitação ao clima romântico e expressionista da paisagem alemã do século XVIII é o tema trabalhado para as obras que foram produzidas pelo artista baiano, radicado no Espírito Santo, Fernando Augusto. Segundo o artista, que também é professor do curso de Artes Plásticas da Ufes, a escolha do nome se deve à imagem recorrente de uma casa em uma paisagem com sombras, presente nas obras que estarão expostas.

Ao todo serão 20 obras: desenhos, livros de artista (compilação de imagens e rascunhos feito pelo artista) e pinturas a óleo. A curadoria é de Waldir Barreto, professor da Ufes e crítico de arte.

“Os livros são uma nova investida nas minhas obras e alguns chegam a medir 1 m quando abertos. Também trabalhei com paisagens coloridas, que nunca tinha feito e depois de 30 anos, decidi fazer um retorno à pintura a óleo, com as telas que estarão expostas na exibição”, disse Fernando Augusto.

A maior parte das obras foi produzida durante uma residência artística, no início do ano, feita no Vermont Studio Center, nos Estados Unidos. A instituição é tida como o maior programa internacional de residência artística dos EUA. “Foram 40 dias de residência, onde pude conviver e trocar ideias com outros artistas e também com escritores. Foi um um espaço oportuno e estimulante para o questionamento da arte enquanto objeto e para o aprofundamento de propostas de artes diversas envolvendo artistas de diversas localidades”, disse.

Vernissage

O vernissage, que acontece na terça, a partir das 19h na Via Thorey, terá alunos do curso de Artes Plásticas da Ufes como monitores, acolhendo os visitantes e explicando sobre a concepção de cada uma das obras da mostra que estarão expostas.

“É uma forma de trazer a realidade do mercado para dentro da sala de aula e também levar a galeria até a universidade, para junto dos alunos que um dia estarão inseridos nesse meio”, observou a galerista Gorete Thorey.

A partir do dia 20, a mostra estará liberada para visitação, na Via Thorey, em Vitória, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é franca.

Exposição “Casa Dentro Fora Através” – Fernando Augusto

Onde: Via Thorey. Rua Joaquim Lírio, 240, sobreloja, Praia do Canto, Vitória.
Quando: 19/05 a 19/06
O que: Ao todo serão 20 obras, reunindo desenhos, livros de artista (compilação de imagens e rascunhos feito pelo artista) e pinturas a óleo. A curadoria é de Waldir Barreto, professor da Ufes e crítico de arte.
Visitação:
Segunda a sexta: 9h às 18h
Sábados: 9h às 13h
Entrada: franca

 

Via Thorey – viathorey.com.br

Karine Nobre: 27 8112-2496 / viathoreyassessoria@gmail.com

Compartilhar: