Documentário Régua e Compasso – Gilberto Salvador | Emmathomas Galeria

A Galeria Emmathomas lança o documentário Régua e Compasso, projeto fomentado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), idealizado pela Fundação Gilberto Salvador e produzido pela Castanheira Produções.

O filme é um registro do processo de criação e elaboração que o artista Gilberto Salvador utiliza para fazer suas esculturas e como elas se ajustam aos espaços arquitetônicos e urbanísticos.

Régua e Compasso exibe o acompanhamento da feitura de uma única obra, o desenvolvimento desde sua germinação na concepção, à produção e instalação; e abrange a linguagem do desenho como instrumento fundamental do artista, que tem formação em arquitetura.
Para o desenvolvimento do documentário, as equipes envolvidas acompanharam todo o processo de criação, produção e instalação da obra Zíper Concha 2, no Senac em São Miguel Paulista, uma das grandes esculturas de Gilberto Salvador em espaço público.

O artista ainda conta com diversas obras em espalhadas no Estado de São Paulo, como Uma Lua Para Carmen, na rua Groelândia; Voo de Xango, na estação Jardim São Paulo do Metrô; Painel Cerâmico Voo de Aproximação, na estação Largo Treze do Metrô; Zíper Concha, na Cinemateca Brasileira; Espheropéia, no Parque da Juventude, entre outras.

Importante ressaltar que até o dia 14 de julho, outras criações de Gilberto Salvador estarão expostas na própria Galeria Emmathomas, durante a mostra Duas SpherogrÁfias. Nessa exposição, o destaque fica por conta da obra Sphera-Vida, uma esfera vermelha que se frutifica dentro da galeria, atuando de forma invasora, instigando a interação do público e com processo de feitura similar ao da obra documentada em Régua e Compasso.

Compartilhar: