Des.construção em processo | Parque das Ruínas

O IED Rio, a Secretaria Municipal de Cultura e a Prefeitura do Rio realizam no Parque das Ruínas a exposição “Des.construção em Processo”, uma grande instalação construída por quinze designers, com suas maquetes criadas como trabalho final do curso Master em Design de Espaços – Metodologia MA.DE.IN.

Orientados pelos professores Pedro Varella e André Cavendish, do Gru.a Arquitetos, sob coordenação da arquiteta e urbanista Tatiane Carrer, os participantes – arquitetos, cenógrafos, entre outras formações – tiveram como ponto de partida o edital para  o concurso de projeto para a construção do Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020, realizado no ano passado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Distrito Federal – IAB/DF.

A ráfia e os sacos de areia permeiam a exposição, para situar o público no universo da construção. Os quinze designers de espaço produziram cinco maquetes, cada uma com um material único, como tijolo de Adobe impresso em 3D, cabo de vassoura e as resilientes fibras do Cerrado. As maquetes discutem temas como a pluralidade étnico-religiosa dos trabalhadores dos dois países, Brasil e Dubai; as diversas fontes de energia limpa; a  mobilidade e o deslocamento do ser humano, e a necessidade de interação com a natureza.

A instalação obriga o espectador a sair de sua zona de conforto e se contorcer para entender o projeto apresentado, em alusão à necessidade de se colocar no lugar do outro para compreendê-lo. Os participantes pretendem ainda fazer uma reflexão sobre a desconstrução dos discursos e preconceitos.

Compartilhar: