Danielle Noronha na Galeria Mezanino

Impressões mutáveis do Cerrado brasileiro

A artista plástica Danielle Noronha apresenta a exposição “Veículo de Viagem” a partir do dia 18 de outubro de 2014 (sábado), na Galeria Mezanino, na Liberdade, em São Paulo.

Em sua primeira individual, a artista traz um série inédita de aquarelas, em grandes e pequenos formatos, que revela as paisagens do Cerrado brasileiro e suas impressões – diretas e indiretas, de diversas viagens. A mostra tem visitação gratuita até o dia 22 de novembro de 2014.

As paisagens que compõe a mostra traduzem seu olhar pelas viagens que fez principalmente à Chapada dos Veadeiros (GO), mas não se propõe a serem apenas descritivas deste ou daqueles lugares. São uma soma das camadas de tantas viagens, a esse mesmo lugar, e da apropriação do que foi visitado pela memória. Danielle não trabalha no local, mas sim sob influência dos registros (desenhos e fotografias) que produz. A exposição é composta de 25 obras, que medem 10 x 20 cm a 2 x 1,4 m e tem curadoria de Claudinei Roberto, professor e curador independente.

Sensorial
Em março/2014, Danielle fez uma viagem à Chapada dos Veadeiros com a atriz/perfomer Luanna Jimenes onde fez o reconhecimento do local sob um olhar mais teatral/sensorial. Posteriormente, uma dança/performance que realizou com a atriz influenciou gravemente a produção das obras de tamanho menor da mostra, impregnados pela sua experiência corporal – fato inédito no seu processo criativo.

“Procuro trazer à tona o fazer artístico e retratar lugares não necessariamente “reais”, mas que estão ligados à minha afetividade e conservam diante das memórias de cada jornada a um mesmo lugar (que nunca se mostrou o mesmo, que sempre muda, a cada chuva, a cada seca)”, afirma a artista de 35 anos.

Danielle Noronha
Nasceu em 1979, em São Paulo (SP), mas foi criada, dos 2 aos 27 anos, em Brasília (DF). Vive e trabalha em São Paulo, desde 2006. Graduada em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (UnB), em 2005. Desde que veio morar em São Paulo, se dedica a realização de aquarelas. Frequentou os ateliês do Museu Lasar Segall (gravura em metal), Rubens Matuck (desenho e aquarela) e Roberto Grassmann (gravura em metal e impressão). Realizou residência artística ‘Art Workshop’ em Gludsted (na Dinamarca), em julho/2013.

Tem obra (“Considerações sobre o infinito III: chuva no porto) no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Participou de duas coletivas na Galeria Mezanino, em 2014 e 2013. Foi selecionada para 5ª Bienal do Olho Latino (em Alijó, Portugal), em 2012; para Grabados de Brasil, na Original Multiple (em Buenos Aires, Argentina), em 2011 e para a 5ª Bienal de Gravura de Santo André (São Paulo), em 2010.

Participou, desde 2008, de mostras coletivas em diversos espaços como SESC Belenzinho, Centro Cultural Municipal de Taubaté, Gravura Brasileira (para o evento SP Estampa), Epicentro Cultural, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Museu Lasar Segall e Casa Caiada 35 Associação Arpa.

SERVIÇO RÁPIDO
“Veículo de Viagem”, individual de Danielle Noronha
o quê: aquarelas (25 obras)
abertura: 18 de outubro de 2014 (sábado), 14h à 17h
período: Até 22 de novembro de 2014 (terça à sexta, 14h-20h e sáb, 11h-18h)
local: Galeria Mezanino – rua da glória, 279 l cj 61 l liberdade l são paulo l sp
tel: 11 3436.6306
quanto: grátis
classificação: livre
website: www.galeriamezanino.com

créditos
Danilo Dilettoso / Divulgação

Compartilhar: