Curadoria Afetiva com Ana Albani de Carvalho | Calafia Art Store

A cultura contemporânea tem aplicado a noção de curadoria em muitos segmentos – desde obras em uma exposição de arte, área na qual o termo tem seu uso recorrente, até feiras literárias, festivais de moda, cinema ou gastronomia –, para designar um trabalho de seleção de produtos ou objetos segundo determinados critérios ou conceitos.  A produção artística mais recente, por sua vez, ao expressar temas e formas da atualidade através de técnicas e linguagens distintas e, em muitos casos, inovadoras e mesmo provocadoras em seu conceito e modo de apresentação, torna o trabalho de curadoria uma potente forma de mediação e interlocução com os mais diversificados segmentos de público. 

Atentas a esta demanda, as diretoras da Calafia Art Store, Maria Luiza Sacknies e Moema Bispo da Costa, promovem no mês de maio uma edição especial do projeto Curadoria Afetiva. Voltado a arquitetos, designers e interessados em arte, os encontros serão orientados por Ana Albani de Carvalho, curadora e Doutora em Artes Visuais.

O programa tem como proposta apresentar e conversar sobre a potencialidade estética e a qualidade visual/sensorial da arte contemporânea, os modos de articular essa produção à experiência da vida cotidiana.

No dia 08 de maio, às 19h, no Goethe-Institut Porto Alegre, Ana abordará alguns temas como: o que é curadoria em arte; arte contemporânea: modos de ver e de apresentar; questões, temas e poéticas artísticas na contemporaneidade. E no dia 15 de maio, na Calafia Art Store (Av. Independência, 1211/23) haverá um reconhecimento do acervo e bate-papo com os artistas Kaue Nery, Paula Plim, Gus Bozzetti e Tuane Eggers.

Compartilhar: