Clovis Dariano | Galeria Bolsa de Arte

Clovis Dariano abre na filial gaúcha da Galeria Bolsa de Arte, exposição individual que inclui fotografias e instalações em caixas de acrílico.

Natureza Redesenhada vem da observação, e coleta de elementos naturais, muitas vezes armazenados por longo período de tempo. Estes elementos ficam impregnados de memória, registro de lugares e de ações. Quando transportados para o estúdio e dispostos de maneira intencional adquirem importância formal e construtiva transformando-se em objetos de arte.
Nesse processo acumulativo, são acrescentadas novas fases de transmutação através da fotografia sobreposta e pela interferência do desenho. Com esta ação propicia-se ao observador, a participação num jogo de olhar, observar e descobrir nuances nas composições, que afastam a imagem criada dos resultados convencionais.
Este processo de sobrepor cópias fotográficas e refotografá-las, amplia a experiência conceitual pela transformação da noção de perspectiva e espaço, aliados ao desenho, transportando o observador à uma experiência que mistura realidade e ficção.
Sobre o artista

Fotografa e dirige seu estúdio desde 1970, alternando fotografia publicitária e autoral utilizando técnicas mistas. Edita em 1977 o “NERVO ÓPTICO – Publicação Aberta às Novas Poéticas Visuais” juntamente com os artistas Carlos Pasquetti, Carlos Asp, Mara Álvares, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos. Conselheiro em fotografia para Casa de Cultura Mario Quintana, com Leopoldo Plentz (2000).
Leciona no curso de Fotografia Digital Avançada da ESPM (POA) e na Universidade de Caxias do Sul (RS). Membro da diretoria do Instituto de Fotografia e Artes Visuais de Canela. Ministra oficinas e palestras sobre a fotografia e suas possibilidades artísticas em diversas Universidades, e no Canela Workshops. Atua em diversas comissões de premiação e seleção, sendo a mais recente a do Prêmio Marc Ferrez De Fotografia (Funarte 2014).

Compartilhar: