Carlos Moreira | Utópica Galeria

A Utópica apresenta a exposição Os Dias Lindos, 20 fotografias de Carlos Moreira, com curadoria de Rosely Nakagawa, e que é uma itinerância da mostra primeiramente apresentada em Santos, de junho a outubro de 2016.

O título “Os Dias Lindos” vem de uma crônica de Carlos Drummond de Andrade, publicada no jornal O Estado de São Paulo na mesma data de uma viagem feita por Carlos Moreira a Santos, durante a qual ele realizou algumas das fotografias selecionadas para a mostra. O dia era 27 de abril de 1975.

As fotografias de Santos e Guarujá, das décadas de 1970 a 1980, são especiais por muitos motivos. Mostram cidades litorâneas ainda bucólicas e poéticas, nas quais as pessoas se entregam à paisagem, à contemplação sem pressa, longe da agitação que transformou o litoral Paulista ao longo dos últimos anos. As fotografias são cópias únicas – ampliadas pelo próprio autor nas décadas de 1970 e 80, em processo analógico, elas guardam processos e papéis que hoje não existem mais no mercado, encontrados apenas em coleções particulares e em museus.

Compartilhar: