Arte e educação | Espaço Cultural Correios Niterói

Para marcar a Semana da Igualdade Feminina, o Espaço Cultural Correios Niterói promoverá em 30 de agosto o encontro “A Educação e os Estereótipos do Feminino”. O evento acontece em torno da exposição “Quarto de Hipólita”, de Júnia Azevedo, que fará uma visita guiada. A ideia é reunir psicólogos, psicoterapeutas, educadores, pais e especialistas em comportamento para debater e trocar experiências. Com apoio da Fundação Municipal de Educação de Niterói, a entrada é franca.

O encontro pretende refletir sobre as seguintes questões: Como estamos educando as mulheres do futuro? A representação do feminino continua associada à fragilidade e delicadeza? Como se constroem esses estereótipos? Outro tema é a moda: Por que a roupa feminina pressupõe o cerceamento da liberdade de movimento do corpo, com saltos finos, roupa justa e decotada? Junto com o público, especialistas pretendem discutir o que há por trás do atual modelo de beleza e de comportamento feminino.

O projeto acontece dentro da exposição “Quarto de Hipólita”, de Júnia Azevedo, em cartaz no local, de 7 de julho a 8 de setembro, com curadoria de Lia do Rio. Com objetos e vídeos criados a partir de bonecas do tipo Barbie, a obra da artista reflete sobre beleza, moda, comportamento, consumismo etc. O nome da exposição faz referência a Hipólita, mítica rainha amazona, lendária por sua força e valentia nas guerras da antiguidade grega. O trabalho artístico é um desdobramento do livro O Ser-se, lançado por Júnia em 2014.

Sobre o trabalho da artista:
Arte: www.oserse.com.br
Livro: https://oserse.wordpress.com/
Instagram: oserse__
Facebook: O Ser-se

PALESTRANTES:

Ana Paula Soares
Jornalista, pós-graduada pela Uerj em Jornalismo Cultural. É subeditora e repórter do jornal O Fluminense, em Cultura, e na OFLU Revista. Criou o canal Mundana, no YouTube. Produz e coordena, ao lado do artista visual João San, o projeto Jovens Mulheres Maravilha.

Antônia Ariete
Psicanalista. Trabalhou vários anos com Nise da Silveira, no Setor de Terapia Ocupacional e de Reabilitação no Hospital Engenho de Dentro (HED). De lá, levou sua experiência para a Colônia Juliano Moreira, o Manicômio Judiciário Heitor Carrilho e o Pinel, retornando ao HED. Organizou a Coordenação de Saúde Mental do Município de Niterói. É Ouvidora no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.

Bárbara Pereira
Jornalista, trabalhou no Sistema Globo de Rádio, na Ediouro, na TVE do Rio de Janeiro. É apresentadora e editora do programa Salto para o Futuro, da TV Escola, canal do Ministério da Educação. É doutoranda em Memória Social na UNIRIO, onde estuda mulheres passistas de escolas de samba do Rio de Janeiro. É mestrada em políticas públicas de educação pela mesma universidade.

Caroline Ribeiro
Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense. Tem ampla experiência nas áreas de educação e psicologia clinica e do trabalho. Atua como psicoterapeuta, orientadora profissional e promove capacitação em temas gerenciais.

Dayana Molina
Representante da ONG Fashion Revolution, que busca conscientização sobre os impactos socioambientais da moda. Além de estilista e produtora de moda, desenvolve pesquisas sobre consumo e dá aula de produção de moda. Faz especialização em Antropologia de Consumo na ESPM.

Fátima Erthal
Professora adjunta no Programa de Neurobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Fisioterapia (UFRJ), com Mestrado em Ciências Biológicas – Fisiologia e Doutorado em Ciências, ambos pelo IBCCF. Integrante do Laboratório de Neurobiologia e do Laboratório Integrado de Pesquisa do Estresse (LINPES – Instituto de Psiquiatria – UFRJ). Investiga a neurobiologia dos sistemas motivacionais humanos através de medidas comportamentais, psicometria e neuroimagem por Ressonância Magnética Funcional.

Lia do Rio
Artista e curadora. Bacharel pela Escola Nacional de Belas Artes da UFRJ, tem Pós-Graduação em Arte e Filosofia e Pós-Graduação em Filosofia Antiga, PUC-Rio. Seu currículo inclui exposições individuais, coletivas, palestras e trabalhos em acervos, no Brasil e exterior. Coordena exposições, workshops e palestras.

Maria Fernanda Gárbero
Doutora em Literatura Comparada, professora adjunta de Teoria Literária na UFRRJ. Dedica-se à tradução de recriações dramáticas do mito de Medeia, escritas em países latino-americanos, como parte de seu projeto de pós-doutorado na UFMG.

Nádia Rebouças
Especialista em comunicação para transformação. Trabalhou com publicidade em grandes agências. Há mais de 15 anos trabalha com a comunicação que pode fazer esse nosso tempo ser menos prejudicial para a saúde do corpo, da mente e do planeta. É do Conselho do Instituto Alana e do IBASE.

Vivien Santa Maria
Maior especialista na teoria piagetiana no Brasil. Formada em Psicologia pela UFRJ e em Pedagogia pela PUC, teve sua formação supervisionada pelo Prof. Lauro de Oliveira Lima (aluno de Piaget). Trabalhou no Hospital Psiquiátrico Gustavo Riedel, no Centro Psiquiátrico Pedro II, e no Serviço de Psicologia Aplicada da UFRJ. Fundou e dirige a Escola Pólen há 41 anos, voltada para educação infantil e ensino fundamental.

Will Araújo
Produtor de moda. Pós-graduado em Comunicação e Marketing Digital pela UNESA. Fez Comunicação Social – Jornalismo, na Universidade Cândido Mendes – Niterói. Estudou Fashion Designer na Universo.

 

SERVIÇO

Roda de conversa “A Educação e os Estereótipos do Feminino” + visita guiada à exposição Quarto de Hipólita
Data: 30 de agosto de 2018 (quinta-feira)
Hora: 16h (encerramento 18h)
Local: Espaço Cultural Correios Niterói – 1º pavimento (Auditório)
Lotação: 100 lugares
Entrada franca
Tel.: 21 2622-3200

Compartilhar: