Arnaldo Pappalardo | Galeria Millan

A Galeria Millan tem o prazer de apresentar, de 3 de fevereiro a 3 de março de 2018, a exposição Cine, de Arnaldo Pappalardo, que propõe uma reflexão sobre a ideia de movimento. O premiado fotógrafo adentra as dimensões etimológicas da palavra “cine” — cujo significado em grego é mexer, deslocar, movimentar — para conceber um conjunto de trinta obras inéditas que retratam situações fisicamente instáveis a partir de temas que vão desde a arquitetura, passando pela pintura, desenho até o cinema.

Com o intuito de buscar um novo recorte ao tema tratado, o artista optou por não apresentar “imagens em movimento”, como o próprio título da exposição sugere. Para isso, Pappalardo recorre à diversos suportes: grandes livros impressos em tecido, longas peças de resina epóxi com imagens encapsuladas, chapas de vidro fotográficas realizadas em “dusting on”, fotogramas em “goma bicromatada” — esses últimos envolvendo processos fotográficos do século XIX — bem como impressões jato de tinta sobre papel algodão, resultando num conjunto caleidoscópico.

As peças se apresentam como pequenos enigmas cujas tramas mostram-se ocultas a espera de serem desveladas pelo observador, tanto de forma visual como manual, no caso de alguns polípticos articuláveis e dos livros. Em um plano poético, Pappalardo busca interpelar os movimentos que se desenrolam no pensamento, com base na afecção entre o olhar e as imagens. Para ele, esse processo tanto poderá se consolidar de forma individual “a partir das partes soltas, imersas em um universo aparentemente caótico, quanto conectadas umas às outras, caso o observador deseje ativar um jogo pessoal com elas”, ele define.

Por ocasião da exposição, o filósofo, ensaísta e professor húngaro radicado no Brasil Peter Pál Pelbart (Budapeste, 1956) fará uma palestra cujo objetivo é menos uma análise crítica da mostra do que a inserção de alguns conceitos relacionados ao tema daquela a partir da perspectiva filosófica. Será dia 22 de fevereiro, quinta-feira, às 19h.

Compartilhar: