Alvaro Seixas | Cavalo

O artista Alvaro Seixas (Rio de Janeiro, 1982) abre sua primeira individual na Cavalo, ‘Muito Romântico Tour’. A exposição reúne trabalhos inéditos do pintor carioca conhecido por suas telas abstratas, instalações e mais recentemente por desenhos críticos ao meio de arte postados nas mídias sociais, em especial o seu Instagram (@alvaroseixas).

Em ‘Muito Romântico Tour’ o artista evoca ideais do Romantismo como a individualidade, o apego ao intimismo e a valores extremados e os desejos de escapismo para traçar paralelos entre o movimento do século XIX e os dias atuais. Ao utilizar no título a palavra ‘Tour’, Alvaro satiriza a realização de mega exposições itinerantes e as ambições de estrelato de jovens artistas. Essa autoconsciência também permeia boa parte de suas obras atuais em forma de pinturas com frases que alfinetam curadores, galeristas, colecionadores e coletivos de arte.

Aos 34 anos, Alvaro Seixas alterna sua vivência no ateliê com o ensino na Escola de Belas Artes da UFRJ, onde em 2015 se formou como Doutor. A experiência acadêmica serve como fonte de inspiração quando o artista explora o que considera, em suas próprias palavras,  “uma nova dimensão do Romantismo, um deslocamento do subjetivismo, do individualismo, e da turbulência emocional desse período da História da Arte para uma era de egolatria e intensa proliferação de imagens e informações.”

Para a exposição na Cavalo o artista conhecido por seu papel provocador realizou também uma série de obras que se detém ao estudo do gênero natureza-morta, mais especificamente o desenho de arranjos florais. Essas pinturas supostamente anacrônicas conciliam a densa materialidade, gestualismo, e colorismo neon já conhecidos nos trabalhos abstratos anteriores de Alvaro, assim como oferecem uma outra perspectiva à noção do artista como herói romântico.

Compartilhar: