Alice Quaresma | Caixa Cultural São Paulo

Brasileira radicada em Nova York extrapola campo visual da fotografia com trabalhos inéditos na individual “Horizonte”. De 04/08 a 30/09. Entrada gratuita

A Caixa Cultural São Paulo recebe a exposição “Horizonte”, de Alice Quaresma. Com curadoria de Fernanda Lopes, a exposição traz a público trabalhos que ultrapassam a bidimensionalidade da ampliação fotográfica a partir da aplicação de fitas adesivas e pintura, além do uso de campos cromáticos geométricos, conferindo novas possibilidades de leitura às obras.  Ao todo, são reunidas 49 obras da artista.

Usando a técnica fotográfica como um meio e não como um fim, Alice arranja seus trabalhos como numa instalação em que ampliação propriamente dita se insere na obra por meio de arranjos formais onde papéis de parede, fitas e pinturas especiais em guache e bastão a óleo criam planos que se tornam parte indissociável da foto propriamente dita. “As fotografias do mar são ponto de partida para a criação de um campo visual expandido com elementos geométricos que pedem a participação do expectador”, ressalta a artista.

Influenciada pela corrente neoconcreta da arte brasileira, sobretudo os trabalhos de Hélio Oiticica e Lygia Clark, Alice Quaresma não hesita em fazer uso do espaço expositivo para dar momentum aos seus trabalhos.

A individual “Horizonte” se encerra com uma instalação site specific, composta de cerca de 16 móbiles feitos a partir de recortes de papel colorido e impressões fotográficas suspensos por fitas de tecido. A pequena sala, a exemplo dos demais conjuntos, recebe pintura especial que dialoga e complementa os trabalhos em suspensão.

 

 

Compartilhar:
Caixa SP