Adriana Maciel | Galeria Flávio de Carvalho- Funarte SP

Adriana Maciel, contemplada pelo Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais – Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo / Ceará – Museu da Cultura Cearense, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, apresenta, a partir de 11 agosto para o público paulistano, a exposição Locus que é uma síntese da sua produção artística dos últimos 10 anos. Foram selecionadas 25 obras desenvolvidas ao longo desse tempo. Compõem a mostra: 13 telas da série Com-partimentos, 10 objetos pictóricos das séries Núcleos e , e mais duas instalações: Trajetória e Órbitas. Locus permanece até 24 de setembro em São Paulo e depois segue para Fortaleza.

Com tantas vertentes, a montagem da exposição poderia ser interpretada como uma única instalação, pois há uma unidade entre as obras. Conduz a um labirinto, construído por imagens que fluem pelo pensamento e sensações individuais, em busca do lugar desejado, ou em fuga do lugar que ameaça.
A exposição propõe um jogo lúdico com a nossa percepção, estabelecendo alguns conceitos: ausência e presença, esgarçamento e permanência, dentro e fora, realidade e ficção, excesso e nada, superfície e profundidade, coesão e desdobramento. Ao fragmentar as obras em módulos, cria-se uma estratégia operacional na construção dos espaços pictóricos, adequando-os ao local. Há um movimento de compressão e dilatação implícito. Uma mesma obra pode se apresentar condensada ou ampliada, e às vezes ocupando de forma particular os cantos, chão, teto, alterando a noção do trabalho.

Compartilhar: