5ª edição da CompartiArte | Centro Brasileiro Britânico

Fruto de um projeto idealizado pelas empresárias e colecionadoras de arte Angela Akagawa e Cleusa Garfinkel, a CompartiArte chega à sua 5ª edição entre os dias 8 e 10 de agosto, no Centro Brasileiro Britânico (CBB). Com a consultoria de Agnaldo Farias, a iniciativa foi concebida com o intuito de disseminar a arte brasileira, incentivar novos talentos e, ao mesmo tempo, contribuir com instituições filantrópicas.

Participam desta edição 70 artistas, entre os quais Erika Verzutti, Lina Kim, Paulo Pasta, Regina Silveira, Sandra Cinto, Andrey Zignatto, Sônia Dias e muitos outros. Todos doam pelo menos 50% do valor arrecadado com venda de suas obras, muitas delas oferecidas com valores mais acessíveis. Juntos, eles apresentam ao público pinturas, esculturas, desenhos, aquarelas, gravuras e fotografias, além dois vasos da Arte Floral Ikebana, criados especialmente por Iran do Espírito Santo e Lilian Tone.

Além de difundir a arte contemporânea, o evento promove atividades para aqueles que se interessam pelo tema ou que desejam iniciar uma coleção. No dia 9 de agosto, às 19h30, o professor e curador Roberto Bertani, ex-diretor executivo do Instituto de Cultura Contemporânea (ICCo) e do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), faz uma palestra aberta ao público para tratar de peculiaridades da cena artística da atualidade. Durante a exposição, serão ainda agendadas visitas guiadas como os mais diversos públicos, sempre na companhia de uma voluntária especialista.

Neste ano, a Obra do Berço e a ONG Share | Associação Beneficente Nossa Senhora Auxilidadora são as duas instituições que serão beneficiadas pelas vendas do evento, realizado a partir do trabalho conjunto das organizadoras e dos artistas, com o apoio também de alguns galeristas, empresas apoiadoras e colecionadores.

Enquanto a primeira volta-se para a proteção básica de famílias provenientes de comunidades de alta e altíssima privação social da zona sul da capital, a segunda, parceira da CompartiArte desde a primeira edição, em 2014, é uma organização sem fins lucrativos criada pelos paroquianos da Nossa Senhora Auxiliadora e pais voluntários de alunos das escolas Chapel, Graded, St. Paul’s e St. Nicholas com objetivo de auxiliar pessoas de comunidades carentes arrecadando recursos e doações.

Em 2017, além da ONG Share, a Associação dos Amigos da Criança pelo Esporte Maior (AMEM) também foi beneficiada pelo projeto idealizado por Angela Akagawa e Cleusa Garfinkel. Na ocasião, cada uma das instituições recebeu R$ 85.823,00 –  valor arrecadado ao longo dos três dias de evento.

 

 

 

 

 

Compartilhar: