1 + 1 = 14 | A Casa da Luz Vermelha

Os fotógrafos da galeria A Casa da Luz Vermelha e do atelier de fotografia Plano Imaginário realizam a Ocupação 3 da Galeria Casa com a mostra coletiva 1 + 1 = 14, com obras de importantes e premiados fotógrafos brasileiros. Com obras de 14 artistas que trabalham a fotografia como linguagem, a mostra fica em exibição até o dia 28 de maio, com visitação de terça a sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 14h às 20h. Ao longo dos 24 dias de exposição, os fotógrafos se revezarão no espaço para receber o público e conversar sobre fotografia autoral, documental e de arte.  A Galeria Casa fica no CasaPark, 1º Piso, ao lado do Espaço Itaú de Cinema.  A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Fundada em 2008 por Kazuo Okubo, A Casa da Luz Vermelha é a primeira galeria de Brasília dedicada à fotografia de arte. Em 2018, a galeria passou a atender virtualmente como escritório de arte onde apresenta seu acervo de fotógrafos pelo site da empresa. O Plano Imaginário criado por Cláudio Versiani, Paula Simas e Zuleika de Souza é um espaço dedicado a dar visibilidade à fotografia documental de fotojornalistas. Os dois espaços apresentam nesta mostra as obras de alguns dos mais importantes fotógrafos de Brasília e do Brasil que abordam a imagem a partir de abordagens variadas.

Esta é uma boa oportunidade para conhecer e adquirir obras de alguns dos mais renomados e premiados fotógrafos do país. Alguns deles têm trabalhos presentes em importantes coleções privadas e públicas como na Coleção Masp – Pirelli, no acervo do Museu da Fotografia, nas coleções privadas de Joaquim Paiva e José Rosildete de Oliveira e Onice Moraes.  Do acervo de A Casa da Luz Vermelha serão apresentadas as obras de Bruno Stuckert e Kazuo Okubo. Do Plano Imaginário, fazem parte os fotógrafos André Dusek, Arnaldo Saldanha, Daniel Marenco, Claudio Versiani, Gustavo Minas, Janine Moraes, José Maria Palmieri, Luiza Venturelli, Nick Elmoor, Paula Simas, Rinaldo Morelli e Zuleika de Souza.

Há alguns anos, críticos, curadores e colecionadores passaram a olhar para a fotografia com um interesse maior, estimulando a produção e ajudando a valorizar a produção dos fotógrafos. Para Zuleika de Souza, o interesse surge devido à qualidade das obras e o objeto retratado. “A fotografia documental, que se aproxima em grande parte da representação do real quando o fotógrafo transcende a linguagem leva o observador a um lugar de memória de registro sensível”, afirma a fotógrafa.  Kazuo Okubo completa: “A fotografia como linguagem oferece muitas possibilidades ao artista. As imagens podem conter várias camadas de significação, mesmo que à primeira vista possa parecer apenas uma paisagem ou um rosto”.

Programação

Ao longo da Ocupação 3, os fotógrafos de A Casa da Luz Vermelha e do Plano Imaginário se revezarão na Galeria Casa, para que o público possa conversar com cada um dos profissionais. A programação de cada semana será publicada no Instagram   @galeria_casa.

Mesão da Fotografia

Além das fotografias que estarão nas paredes, o público poderá conhecer e adquirir obras dos artistas representados em formatos menores. O Mesão da Fotografia apresentará trabalhos produzidos em tamanhos diferentes com preços a partir de R$100,00.

 

 

Compartilhar: