Museu de Arte Sacra de São Paulo | O Sagrado na Arte Moderna Brasileira e Adagio

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, comemora o aniversário da cidade de São Paulo inaugurando duas mostras simultaneamente. Em seu espaço, exibe “O Sagrado na Arte Moderna Brasileira”, com obras de diversos artistas brasileiros, sob curadoria de Fábio Magalhães e Maria Inês Lopes Coutinho. A mostra expõe cerca de 100 obras que formam um conjunto expressivo de artistas cujas produções abordam poéticas que aludem à fé e à religião, algumas de modo claro e explícito, outras, por meio de metáforas. Peças expostas podem ser divididas entre os artistas modernos – Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Ismael Nery, Cândido Portinari, entre outros -, os populares, José Antonio da Silva, Agostinho Batista de Freitas, Antonio Poteiro; e artistas contemporâneos, como Alex Flemming, Nelson Leirner, Sergio Fingermann e Oskar Metsavaht.
Inspirado no andamento musical lento adagio – a que faz referência tanto pelo tempo necessário para que o material utilizado (aço) se corroa e adquira a estética desejada, como pelo ritmo de produção das peças -, o artista visual paulistano Allann Seabra, com curadoria de Bianca Boeckel, apresenta esculturas e site specific em aço corten, os quais abordam questões de uma memória afetiva, da infância e do tempo. O MAS-SP promove também o lançamento de sua revista Piratininga, sob direção de José Carlos Marçal de Barros e edição de José Luís Landeira e Marcos Horácio Gomes Dias. Com publicação semestral, textos de alta qualidade e ricas e variadas ilustrações, a proposta é uma divulgação científica que se apresenta como espaço para todos que desejam “conversar” sobre arte, buscando o diálogo entre todos os públicos, conhecedores ou não destes universos culturais.

Crédito de imagem – Sonia Balady

 

 

Compartilhar:
Aberturas - - 02/02/2017

Abraham Palatnik | CCBB Rio de Janeiro

Abertura da exposição “A Reinvenção da Pintura”, retrospectiva da obra de Abraham Palatnik, com curadoria de Pieter Tjabbes e Felipe …

Aberturas - - 22/08/2017

Hilton Ribeiro, Ricardo de Vicq, Willy Biondani | Excertos | Galeria VilaNova

Abertura da exposição de fotografias EXCERTOS de Hilton Ribeiro, Ricardo de Vicq e Willy Biondani, com curadoria de Fausto Chermont …

Aberturas - - 10/04/2018

Dudu Garcia | Verve Galeria

A Verve Galeria inaugura “Inventário”, do artista plástico brasileiro Dudu Garcia, sob curadoria de Marcus de Lontra Costa. A individual, …

Aberturas - Notícias - 10/05/2015

Abertura da exposição "Um Universo Fantástico", de Darcílio Lima, na Caixa Cultural-RJ

A inauguração da exposição “Darcílio Lima: um universo fantástico”, na Caixa Cultural Rio de Janeiro, que conta com 65 trabalhos …

Aberturas - Notícias - 08/02/2015

Portal de Alice em Atlantis, de Penna Prearo, na Galeria Lume

Abertura da exposição Portal de Alice em Atlantis, de Penna Prearo, na Galeria Lume.

Aberturas - - 04/04/2018

Moda Ilustrada | Luste Editores | Museu Belas Artes de São Paulo

Luste Editores lança “Moda Ilustrada”, com textos de Maria Rita Alonso, prefácio de Ronaldo Fraga e colaboração de Marília Kodic. …

Aberturas - - 09/08/2018

Lauren Shapiro | Fragile Terrains | Galeria VilaNova

Vernissage da mostra Fragile Terrains da artista plástica Lauren Shapiro, na Galeria VilaNova. Curadoria de Sebastiano Varoli e Direção de Bianca …

Aberturas - - 20/08/2018

Bienal Naïfs do Brasil 2018 | SESC Piracicaba

Abertura da 14a. Bienal Naïfs do Brasil – Daquilo que escapa, no SESC Piracicaba, curadoria de Armando Queiroz, Juliana Okuda …

Aberturas - Notas - 14/05/2015

Beatriz Milhazes em palestra

Nodia 21 de maio, quinta-feira, às 15h, Beatriz Milhazes, uma das mais prestigiadas artistas brasileiras da atualidade, faz uma palestra no …

Aberturas - - 08/11/2018

Aguilar | Ossos e Asas | Galeria ZERØ

A Galeria ZERØ abre suas portas na Vila Madalena, em São Paulo, sob direção de Pedro Paulo Coelho Afonso. A …

Aberturas - - 08/11/2018

Corpo Articulado | Verve Galeria

A Verve Galeria inaugura a coletiva “Corpo Articulado”, com obras de Farnese de Andrade, Luciano Zanette, Nazareth Pacheco e Nelly …

Aberturas - - 19/09/2016

Verve Galeria | A.R. [Artefato Refeito]

Spinners, portas, saídas de emergência, trem de pouso, manuais de instrução, hélice e outros itens que se transformam em peças …