"Desordem" na Galeria Tina Zappoli

Exposição de fotos e sarau dão otom do lançamento do livro Desordem, em Porto Alegre

O lançamento do livro “Desordem” acontece no dia 29 de abril, às 19h, na Galeria Tina Zappoli. Novo livro de fotografias de Fernanda Chemale e poemas de Gisela Rodriguez, “Desordem” propõe uma narrativa simbólica do homem contemporâneo dentro de uma atmosfera atemporal de solitude e desordem. O resultado são relações entre passado, presente e futuro que enfatizam um plano suspenso, quimérico e fabuloso, oferecendo um retrato do cenário urbano de uma sociedade permeada por relações interpessoais falidas e interligadas por medos, imaginações, emoções e modos de vida. 

O lançamento é marcado pela exposição de vinte cenas icônicas de Fernanda Chemale, concebidas originalmente para o livro, e um sarau dirigido por Gisela Rodriguez com as leituras dos poemas que conversam com as imagens na publicação. Nas 144 páginas de “Desordem”, os poemas de Gisela Rodriguez desafiam a ordem da existência humana e pessoal, assim como política e social, insinuando um protagonista oculto, um anti-herói em busca da liberdade que acredita ainda ser possível observando a sociedade ao redor e a desordem de sentimentos. Já as imagens de Chemale são formadas por personagens arquetípicos que representam um inconsciente coletivo histórico. Estão em vertigem nos espaços públicos de Porto Alegre evocando um universo dramático em contraponto ao discurso cotidiano e fragmentado da cidade. A encenação contou com a participação de Daniel Lion (figurinos), Marco Fronckowiak (cenografia e assistência de direção), Juliane Senna (maquiagem), Carol de Góes (fotos de making of e versão para o inglês) e André Varela (assistente de produção).

O livro tem apresentação do escritor Paulo Scott e do curador e pesquisador de fotografia Titus Riedl. Conta ainda com as participações especiais de Alexandre Antunes, Alexandre Fávero, Eduardo Aigner, JP Pax e Lidia Brancher, Paul Azevedo.

A exposição fica em cartaz até 19 de maio, na Galeria Tina Zappoli, situada na Rua Paulino Teixeira, 35 – Bairro Rio Branco – Porto Alegre (RS).

Compartilhar: