"Abstrações" reflete sobre período moderno e pós-moderno no país

A mostra está exposta em Fortaleza graças ao intercâmbio entre os acervos das coleções da Fundação Edson Queiroz e Roberto Marinho.

Fortalezenses, ou turistas presentes na capital do Ceará, têm a oportunidade de visitar a exposição “Abstrações – Coleção Fundação Edson Queiroz e Coleção Roberto Marinho”, no Espaço Cultural Unifor, campus da Universidade de Fortaleza.

Com curadoria de Lauro Cavalcanti, o projeto só pôde ser realizado graças ao intercâmbio em parceria com os acervos das coleções da Fundação Edson Queiroz e Roberto Marinho, que disponibilizaram 169 obras, de artistas consagrados como: Mira Schendel, Antônio Bandeira, Ubi Bava, Cícero Dias, Hércules Barsotti, Iberê Camargo, Abraham Palatnik e Tomie Ohtake.

Sobre o título “Abstrações”, o tema não foi escolhido por acaso. Na coleção de Roberto Marinho destaca-se, de um conjunto de 62 obras, o abstracionismo informal. Enquanto a Fundação Edson Queiroz, que conta com 107 obras, permite-nos acompanhar os caminhos trilhados pela abstração geométrica.

A exposição traz uma reflexão e valorização de um período de modernidade e pós-modernidade, que se misturaram em nosso país, e assim contribuiram para a nossa arte contemporânea.

“Esta exposição mostra dois importantes fluxos que, se misturando com outros, formaram esse fascinante universo de águas profundas que chamamos de arte contemporânea”, diz o curador Lauro Cavalcanti.

“Abstrações” segue à exposição Trajetórias, exibida em 2013 e de curadadoria de Paulo Herkenhoff, que também se possibilitou graças as peças da Coleção Fundação Edson Queiroz.

Serviço

Abstrações – Coleção Fundação Edson Queiroz e Coleção Roberto Marinho

Visitação: 18 de julho 2014 a 11 de janeiro 2015
Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h / sábados e domingos, das 10h às 18h.
Entrada gratuita
Av. Washington Soares, 1321
Bairro Edson Queiroz
CEP 60811-905
Fortaleza – Ceará – Brasil
Tel: (85) 3477.3319
Fax: (85) 3477.3066
espacocultural@unifor.b

Compartilhar: