13ª Semana de Museus

Com o tema "Museus para uma sociedade sustentável", a Semana Nacional de Museus acontece de 18 a 24 de maio com mais de quatro mil eventos

Com o tema Museus para uma sociedade sustentável, a 13ª edição da Semana Nacional de Museus acontecerá de 18 a 24 de maio e promoverá 4.570 eventos, em mais de 600 municípios brasileiros. São exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras programadas pelas 1.378 instituições participantes – somente no estado do Rio de Janeiro, são 119 instituições. Proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), o tema deste ano reforça o papel que os museus exercem na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas.
A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) que foi criado pelo Icom em 1977, com o objetivo de sensibilizar sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. A primeira edição da Semana aconteceu em 2003 e contou com a participação de 57 museus, que realizaram cerca de 270 eventos. De lá pra cá estes números só aumentaram (confira quadro abaixo).
O Guia da Programação (PDF) com as informações sobre data, horário, local e descrição sobre os eventos programados para a 13ª Semana de Museus, já está disponível no site do Ibram (www.museus.gov.br).

Compartilhar: