‘FUMÉES’, UM EVENTO DE ARTE APOCALIPTICO NO RIO…

Na junção entre uma exposição e uma manifestação de artes sonoras e cênicas, FUMÉES tem objetivo de gerar uma agitação criativa e investigar trajetórias alternativas.

‘FUMÉES’ (‘Fumaças’ em português) é um projeto que acontece na cidade do Rio de Janeiro com vernissage-happening no dia 31 de janeiro. Na junção entre uma exposição e uma manifestação de artes sonoras e cênicas, FUMÉES tem objetivo de gerar uma agitação criativa e investigar trajetórias alternativas no circuito brasileiro das artes.

Inspirado pelas exposições independentes e ocupações que estão acontecendo na Europa em cidades como Berlim e Londres, e por experiências brasileiras como a do projeto Orlândia que aconteceu entre 2001 e 2003, FUMÉES busca oferecer um tipo singular de evento artístico, com 3 bases:

– Autogestão e modelo alternativo
O projeto FUMÉES toma propositalmente distancia dos circuitos convencionais e instituições culturais, para permitir a total apropriação do evento e a sua direção pelos próprios artistas, assim garantindo a maior liberdade de ação e criação.
– Visão transversal e experimental
Combinando artes visuais, sonoras e performances numa proposta hibrida, juntando artistas multifacetas trabalhando com vários meios.
– Multiculturalismo
Olhares cruzados entre artistas de diferentes gerações e origens, dialogo entre Brasil e França com a participação de artistas brasileiros e franceses, compartilhando experiências de vida.

Uma festa de ‘finissage’ privada irá acontecer na residência do Consulado da Suiça no Rio de Janeiro, que apoia o evento, no meio de fevereiro.

O PROJETO

O projeto FUMÉES foi idealizado e curado pela Zoé Dubus e o Romain Dumesnil, dois artistas plásticos franceses radicados no Brasil, com vontade de organizar um evento artístico com um formato diferente.

CONCEITO CURATORIAL

“Quando a fumaça se dissipa, quais paisagens aparecem, qual natureza humana resiste, e como sobreviver?”
Partindo de um cenário “ficcionalo-real” de apocalipse, FUMÉES busca questionar de um jeito poético e radical a realidade da sociedade contemporânea e um possível colapso desta realidade.
No antigo ‘Hotel Paris’, famoso e decadente prédio abandonado do Rio de Janeiro, FUMÉES convida os artistas a refletir e propor suas visões, com tantas possíveis interpretações e hipóteses do que foi, o que é, e o que será a nossa existência.

ARTISTAS CONVIDADOS

– Barrão (BR)
– Beatriz Carneiro (BR-CH)
– Bernardo Ramalho (BR) e coletivo
– Elisa Pessoa (BR)
– Heberth Sobral (BR)
– Maria Laet (BR)
– Marinho (BR)
– Rodrigo Braga (BR)
– Romain Dumesnil (FR)
– Tunga (BR)
– Zoé Dubus (FR)

INFORMACÕES PRÁTICAS

Vernissage para convidados: 31 de janeiro 2015, a partir de 19H30 (Visitação até 22h, seguida de performances sonoras e bar aberto toda noite). Visitação: do 02/02 ao 15/02, com hora marcada (contato: romain.m.dumesnil@gmail.com)

Endereço: Antigo Hotel Paris, Avenida Passos 7, Centro, Rio de Janeiro

Curta a www.facebook.com/FUMEES para ficar informado das ultimas notícias.

 

 

 

Compartilhar: