DASARTES 86
julho 2019

LUIZ ESCAÑUELA
DORA MAAR
HUDINILSON JR.
FRANK BOWLING
BRUNO VILELA
AI WEIWEI

GARIMPO – As pinturas hiper-realistas de LUIZ ESCAÑUELA convidam o espectador a um complexo percurso pela tela por meio do olhar e parecem ativar outro sentido além da visão: o tato. Conheça a expressiva e dramática obra do jovem artista.

DO MUNDO – Fotógrafa profissional e pintora surrealista, DORA MAAR produziu uma obra de valor inquestionável, embora alguns aspectos cruciais de sua prática artística permaneçam desvalorizados. Retrospectiva no Pompidou se propõe a mostrar todos os aspectos de sua produção, a fim de restaurar seu status como artista, ofuscado por seu papel de grande musa de Pablo Picasso.

ALTO RELEVO – O artista guianense FRANK BOWLING mudou-se para Londres aos 19 anos e estudou arte com David Hockney. Hoje, com 60 anos de carreira, recebe sua primeira grande retrospectiva, que celebra as possibilidades e experimentações ousadas de suas pinturas.

DESTAQUE – Outrora marginalizado de vários circuitos ao longo de sua vida, HUDINILSON JR. passou, postumamente, a ser amplamente reconhecido como um dos grandes artistas brasileiros. Nova mostra, na Galeria Jaqueline Martins, resgata sua obra e visa reproduzir de modo simbólico a casa e o ambiente de trabalho do artista.

REFLEXO – BRUNO VILELA tinha o objetivo de fotografar o mais importante festival religioso dos hindus: o Maha Shivaratri. O foco de sua pesquisa são os mitos, os rituais, a iconografia e tudo o que se relacione às religiões ancestrais. O artista nos conta sobre sua aventura na Índia e a produção de suas obras para nova exposição Shiva na Galeria Anita Schwartz.

ENTREVISTA – Raiz é primeira e maior mostra do artista e ativista chinês no Brasil. Depois de São Paulo e Belo Horizonte, a exposição chega a Curitiba, no MON, com obras históricas e outras inéditas nascidas de sua imersão pela cultura no país. Reveja entrevista exclusiva de AI WEIWEI para a DasArtes quando participou da Bienal de São Paulo.

RESENHAS – Confira as resenhas das exposições de DENISE MILAN: BANQUETE DA TERRA em Glasstress 2019 por Lica Cecatto; LETICIA BATAGLIA: PALERMO no IMS São Paulo por Nicholas Andueza e RALPH GERHE: JOGO DO SIMPLES na Referência Galeria por Laíse Frasão.

Completam a Edição 86 – Ano 10 – Julho 2019: De Arte a Z, Livros, Agenda e Coluna do meio.

Compartilhar:

DASARTES 10 anos