DASARTES 73
junho 2018

VICTOR VASARELY
BEATRIZ GONZALEZ
VICTOR BRECHERET
CANTONI & CRESCENTI
DAVID ALMEIDA

LEIA . BAIXE . COMPARTILHE ARTE

CAPA – Exposição monográfica de VICTOR VASARELY no Thyssen-Bornemizsa, em Madri, revela sua importância na arte abstrata geométrica nos anos 1960 com o nascimento do movimento Op Art.

ALTO RELEVO – Obra da artista pop art colombiana é resgatada por grandes retrospectivas pelo mundo. O curador e pesquisador Allan Yzumizawa nos apresenta a trajetória de BEATRIZ GONZALEZ.

DESTAQUE – A mostra VICTOR BRECHERET (1894-1955), em cartaz na Pinakotheke Cultural, no Rio de Janeiro, lança um novo olhar sobre a produção artística desse expoente da escultura moderna brasileira. Veja texto do curador Max Perlingeiro.

REFLEXO – Com obras em diversos locais do mundo, o casal Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti criam instalações imersivas e interativas que estimulam diferentes mecanismos multissensoriais. Os artistas nos contam em detalhes todo o processo de criação e inspiração.

DO MUNDO – Após 10 anos da aclamada exposição de Gustav Klimt, o Tate Liverpool apresenta as obras de seu protegido radical, EGON SCHIELE. Os desenhos do artista são impressionantemente crus e diretos e tem um estilo distinto usando marcas rápidas e linhas nítidas que retratam toda a energia de seus modelos.

GARIMPO – Conheça em primeira mão a nova série “Conduta de risco” do artista DAVID ALMEIDA. “O artista pinta o espaço urbano a partir de uma abordagem intimista, enfatizando não o turbilhão de estímulos, mas, ao contrário, o vazio e o silêncio”, comenta a autora Elisa Maia.

RESENHAS – Veja a resenha UM DUPLO FARNESE sobre a mostra na Caixa Cultural e peça no Teatro Poeira de Farnese de Andrade, no Rio de Janeiro, pelo autor Leandro Fazolla.
Nossa correspondente internacional Sylvia Carolinne esteve presente na ARCOLisboa e os eventos que permeiam a feira na capital portuguesa e nos conta sobre a SEMANA DE ARTE DE LISBOA.

ALTO FALANTE – Os curadores e críticos de arte Alexandre Sá e Vitor Ramalho dissertam sobre a ascensão e papel do crítico de arte no atual circuito de arte no Brasil.

DE ARTE A Z, COLUNA DO MEIO e LIVROS completam esta edição de inverno nº 73 | Ano 10 | Junho 2018.


Compartilhar: